15 de junio de 2008

Surpresas



Não sei o que é melhor: se receber ou fazer uma surpresa. Talvez preparar uma surpresa seja mais emocionante. É muito bom imaginar a reação da pessoa que a recebe. Arquitetar uma surpresa, porém, exige criatividade, tato, uma relativa intimidade com a situação, e muito bom senso.
Imperdoável, por exemplo, é a situação hipotética de um grupo de amigos, vestidos de festa e com as mãos vazias, que se encaminha para a casa de alguém à guisa de surpresa. Fácil será encontrar esse alguém de “peignoir”, descabelado e com a geladeira vazia. Se a vítima for mulher, pior ainda! Seria de bom tom contar, pelo menos, com a cumplicidade da família para evitar uma “saia justa”.
Surpresas também podem ser perigosas. Imagine chegar de soslaio na casa do bem-amado que está ausente, encher romanticamente a casa de velas e sair de fininho. Depois, emocionada, postar-se em lugar estratégico, à espera da reação. Pode ocorrer que a fumaceira das velas chame a atenção dos vizinhos e que o Corpo de Bombeiros chegue antes do homenageado. Então o tiro sai pela culatra...
Mas há também surpresas muito bem-vindas, como um presente de bom gosto, acompanhado de um cartão carinhoso, onde o companheiro de anos reafirma a vontade de seguir o namoro. Aí cai a sopa no mel!
Uma surpresa bem sucedida, daquelas que arranca lágrimas de alegria, pode também nos deixar mal acostumados e acarretar imensas frustrações. Contra isso, devemos estar vacinados! Melhor é não esperar muito, não sonhar em demasia e deixar que a vida nos leve, sem expectativas exageradas. É indispensável controlar a ansiedade e se, em último caso, o coração ainda teima em sonhar, é hora de seguir o conselho do compositor andaluz Joaquín Sabina: "... y si protesta el corazón, en la farmacia puedes preguntar: ?tiene pastillas para no soñar?"

7 comentarios:

Anónimo dijo...

Lu, yo creo que los sueños nos ayudan a combatir las frustraciones, nos reparan y nos revitalizan. La verdadera expectativa es soñar, soñar siempre. La sorpresa más ingrata que existieran esas pastillas para no soñar.

Anónimo dijo...

Vejo com emoção que a surpresa que preparei despretensiosamente para a Lu no Dia dos Namorados foi parar num blog internacional da qualidade deste ELCE, e surge na mensagem como exemplo de surpresa agradável e bem sucedida. E esta, agora? Poderia haver surpresa mais "bem bolada"? Nada melhor para nós, simples mortais, do que namorar escritores! Es la Cultura, y son las mujeres, rosas de la vida!!!!

Anónimo dijo...

Boas surpresas são sempre bem-vindas. Mas elas estão cada vez mais raras. Isso porque os tempos estão bicudos e a vida está cada vez mais previsível.

Anónimo dijo...

Lu, que surpresa!
Parece que estou vendo você para lá e para cá, preparando surpresas para os aniversariantes na nossa sala de trabalho. Agora entendo por que você fazia aquilo com tanto prazer. Sei também que seus sonhos não serão frustrados, graças ao Poeta, que está ao seu lado.
Todo mundo gosta de surpresas, mas nem todos têm habilidades para prepará-las como você.

Anónimo dijo...

Lu, Parabéns pela "Surpresa" e pela linda surpresa que você recebeu!
Ainda há sensibilidade entre casais maravilhosos como são vocês.E que sempre venham belas surpresas, pois elas enchem a alma de alegria e dá uma "garibada" espetacular em nosso ego.Você sempre surpreende os seus amigos e, assim,merece as melhores surpresas. Esse Tema tem tudo a ver com seu espírito surpreendente!

Anónimo dijo...

Boas surpresas sempre são importantes para o ser humano. A rotina e a falta de novidades na vida das pessoas são as grandes motivadoras de stress e depressão.

Anónimo dijo...

A surpresa é um dos combustíveis do amor. Por mais que se conheça alguém profundamente, é sempre possível forçar a criatividade e surpreender. O grande prazer está na procura daquela lacuna aonde caberá uma surpresa...